No dia 20/08, quarta-feira, realizamos uma prática de tipagem sanguínea com três turmas de 3º anos. O objetivo foi fixar o conteúdo dos sistemas ABO e RH, compreender o porquê a incompatibilidade sanguínea entre o doador e o receptor pode causar sérios prejuízos à saúde do receptor e identificar o grupo sanguíneo e o fator RH dos sangues coletados. Para realizar essa atividade, contamos com a presença de duas biomédicas: Amabile Sousa e Cleuza Rezende.
Antes de iniciarmos foi feita uma breve explicação de como seria a prática e uma revisão do sistema ABO com o auxílio da lousa. As biomédicas coletaram 3 gotas de sangue delas mesmas e dos pibidianos. O sangue era colocado em lâminas e adicionado a cada gota um tipo de soro. Após alguns segundos pode observar as reações e identificar qual o tipo sanguíneo e o fator RH.
Os alunos observaram, fizeram as identificações e desenharam os resultados nos relatórios da aula. Depois foi proposto que cada aluno construísse um heredograma da sua família, levando em conta o sistema ABO e o fator RH.
Acreditamos que o objetivo foi alcançado, pois os alunos ficaram empolgados e empenhados em descobrir o tipo sanguíneo e entender como ocorre as aglutinações.
Os alunos observaram, fizeram as identificações e desenharam os resultados nos relatórios da aula. Depois foi proposto que cada aluno construísse um heredograma da sua família, levando em conta o sistema ABO e o fator RH.
Acreditamos que o objetivo foi alcançado, pois os alunos ficaram empolgados e empenhados em descobrir o tipo sanguíneo e entender como ocorre as aglutinações.
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