sexta-feira, 30 de maio de 2014

Aula Prática de Platelmintos e Nematelmintos

        Nos dias 20 e 21 de maio realizou-se a prática de Platelmintos e Nematelmintos com as turmas do 2º anos do ensino médio. O objetivo foi revisar a matéria utilizando exercícios e quebra-cabeças do ciclo de vida de alguns desses parasitas. Utilizamos os seguintes vermes: Schistosoma mansoni (causador da esquistosomose), Taenia solium (a tênia) e Ascaris lumbricoides (a lombriga).
      Aplicamos a  prática em sala de aula e os alunos utilizaram como auxílio o livro didático. Os quebra-cabeças foram divididos em seis grupos, cada equipe montou seu quebra-cabeça e depois explicou para o restante da turma qual era o verme e como funcionava seu ciclo de vida. Após a dinâmica todos responderam as perguntas propostas no roteiro sobre os filos.
      A reação dos alunos foi positiva, eles adoraram e teve uma integração com todos os grupos. Porém alguns acharam a prática complicada na hora de explicar para todos da sala mas, os colegas ajudaram. No final da prática pedimos que todos fizessem um relatório da aula.












segunda-feira, 19 de maio de 2014

Aula Prática - Primeira Lei de Mendel (bingo)

          Iniciamos nossos trabalhos esta semana na segunda feira, dia 19, com a aplicação de uma aula prática para os terceiros anos do ensino médio da escola Abadia, que atualmente estão estudando em biologia a parte da genética, portanto desenvolvemos uma atividade relacionada com a primeira Lei de Mendel, o pai da genética. A atividade era uma espécie de bingo.
     Solicitamos aos alunos para formar duplas e para cada uma entregamos uma cartela. Nesta havia seis cruzamentos, todos heterozigotos (Yy x Zz) com algumas características de um tipo de ervilha (cor, lisa ou rugosa, com flor ou sem, etc..). Os alelos estavam distribuídos horizontal e verticalmente, sendo possível quatro combinações, onde havia espaços preenchidos com figuras resultantes das combinações e espaços vagos.
        Feito isso, nós pibidianos ''cantamos '' as pedras, ou seja, dentro de uma sacola, estava todos os genes possíveis referentes aos cruzamentos das cartelas, com isso um pibidiano ''cantava'' o gene sorteado, e o outro fazia o controle dos sorteios na lousa. Ganhava a brincadeira quem preenchesse toda a cartela, e ao invés de gritar ''bingo!" gritasse "Mendel!".
        A prática foi um sucesso, diversos alunos comentaram a satisfação que tiveram com a  aula, notamos que a atenção deles foi maior, a interação entre aluno-professor foi muito boa e
a atividade surpreendeu a todos.




sexta-feira, 16 de maio de 2014

Reunião com supervisor

Na terça-feira desta mesma semana, dia 13, fomos a escola e assistimos uma aula de anelídeos preparada pela estagiária de ciências biológicas da UFTM. Esta aula foi elaborada para as turmas de 2º ano. Foi muito produtiva e informativa para os alunos e, também para nós pibidianos que não tínhamos ainda, conhecimento amplo sobre esse filo.
Na quinta-feira, dia 15, reunimos com nosso supervisor para traçar metas para as próximas semanas. Ficou decidido que na próxima segunda, dia 19, faremos com as turmas de 3º ano a prática do bingo da primeira lei de Mendel. E terça e quarta-feira executaremos a prática dos quebra-cabeças do ciclo de vida de alguns platelmintos e nematelmintos. Discutimos ainda práticas para aplicarmos nas próximas semanas sobre Artrópodes, segunda lei de Mendel e sistema ABO.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Reunião e elaboração da prática de Platelmintos e Nematelmintos

No dia 08/05 foi realizada a reunião com o supervisor Donaldo onde discutimos e testamos a prática do bingo de genética da primeira lei de Mendel, antes de aplicá-la aos alunos dos 3° anos. Também foi executada nessa mesma semana a construção da prática de nematelmintos e platelmintos, para ser aplicada aos alunos dos 2°anos onde fizemos um quebra cabeça com o ciclo de vida de alguns animais desses filos.